quarta-feira, 22 de abril de 2020

Estilo das normas ABNT 6023 (2018) e ABNT 10520 (2023) para o Zotero (atualizado em 27/07/2023)


Existem diversas normas no repositório do Zotero, porém a maior parte delas requer alguma adaptação no preenchimento de metadados ou possui alguma personalização relacionada a instituição na qual ela foi feita.
Então, venho por muito tempo tentando desenvolver um estilo ABNT para o Zotero que fosse de fácil utilização, e que estivesse de acordo com a norma que foi atualizada em 2018.
E então finalmente consegui programar um estilo ABNT para o Zotero, de nome Planeta Zotero -ABNT (autoria abreviada)*, e espero que seja o mais adequado posível e também mais fácil de se preencher ou completar os metadados. Para a criação deste estilo utilizei como base (template) o estilo criado pelo Instituto Brasileiro de Informacao em Ciencia e Tecnologia - Ibict.

Para fazer a instalação deste estilo no seu Zotero, primeiramente abra o seu programa Zotero, e deixe-o em segundo plano.
Depois, aqui neste post, clique no botão de Download abaixo, em seguida clique novamente na opção de Download que será exibida. Não se assuste com a mensagem "Nenhuma visualização disponível", apenas clique no botão azul de Download.
Em seguida, se você tiver o Zotero Connector instalado neste navegador será apresentada uma mensagem em uma janela cinza perguntando se você deseja adicionar o estilo de citação, clique em OK. Pronto o estilo será adicionado! Caso você não use o Zotero Connector, faça download do arquivo "planeta-zotero-abnt.csl" normalmente e depois clique na opção abrir.

(Atualizado em 22/07/2023)

Se precisar utilizar outras variações da norma ABNT (como por exemplo, apresentar o nome completo dos autores, sem abreviação), 👉clique aqui

ATENÇÃO
: Como material complementar, recomendo o uso do "Guia de preenchimento de metadados no Zotero" também disponível para download neste blog, pois com ele é possível saber exatamente como deverá ser o preenchimento de cada campo de metadado do Zotero das principais tipologias de documentos.

*Informe para programadores, desenvolvedores e entusiastas do Zotero: este arquivo do estilo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0, para saber os atributos desta licença clique aqui.

5 comentários :

  1. Tiago Pereira Nocera5 de agosto de 2020 às 09:20

    Parabéns pelo trabalho! Finalmente achei um estilo da ABNT que permita incluir a cidade do periódico.
    Vou compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. Saudações nobre, muito obrigado e parabéns pelo trabalho. Estou iniciando no uso do Zotero e seus conteúdos estão sendo muito úteis. Obs. Sou uma pessoa cega, então fiquei procurando onde está o "botão azul". Se colocar um rótulo no link facilita muito para nós.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por disponibilizar essa versão! Foi a que tive menos problemas até agora.

    Entretanto, li o manual e notei que a parte relacionada a inserir a citação/referência de páginas da Web/Internet ainda não existe.

    Além disso, ao inserir referência de página da Web/Internet, ocorre um erro na referência e o título da página não fica em negrito, conforme a ABNT 6023:2018 determina.

    Por fim, quando se coloca a referência, o texto não fica alinhado a esquerda, mas, justificado, diferente do que impõem a ABNT 6023:2018.

    Deixei esses aspectos em evidência apenas para destacar/ajudar, se for feita uma nova atualização no futuro.

    De qualquer forma, muito obrigado e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo trabalho e muito obrigada por compartilhar. Gostaria de uma adaptação do estilo para que a referência completa (aquela que fica ao final da página) passe a incluir os nomes de todos os autores, não apenas o et al. Obrigada

    ResponderExcluir